2018

No primeiro semestre de 2018, o Grupo Museu/Patrimônio selecionou o documentário O Povo Brasileiro, composto por dez capítulos e baseado em obra homônima de Darcy Ribeiro, como ponto de partida temático, para os estudos identificados como Seminários Regulares, que em conjunto com as Visitas Técnicas compõem as atividades de Laboratório, desde sua fundação. Cada membro do GMP escolheu um episódio da série – uma coprodução da GNT e TV Cultura, idealizada e dirigida por Isa Grinspum Ferraz, contando, ainda, com roteiros de Antônio Risério, Isa Grispum Ferraz e Marcos Pompéia – e a abordagem do respectivo episódio foi, igualmente, respaldada pela obra “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”, publicada em 1995, somada a uma bibliografia livre, compatível com a pesquisa individual do seminarista. Algumas destas atividades aconteceram em locais fora da USP, caracterizando uma Visita Técnica a pontos de interesse para os estudos sobre museus e patrimônio paulistanos.

Visita Técnica Pátio do Colégio e Museu Anchieta. Visita técnica realizada em 10 de maio de 2018, Conduzida por Paulo Barbosa. São Paulo-SP.

Visita Técnica Exposição 4 Contemporâneos. Regina Lara, Norberto Stori, Marcos Rizzoli e Teresa Almeida. Galeria de arte A Hebraica . Visita técnica realizada em 21 de junho de 2018, Conduzida por Regina Lara. São Paulo-SP

Visita Técnica Monumento e Mausoléu ao soldado constitucionalista de 32. Visita técnica realizada em 03 de maio de 2018, Conduzida por Anna Maria Rahme. São Paulo-SP.

2o. Semestre

Visita Técnica Exposição Irving Penn: Centenário. Visita técnica realizada em 9 de agosto de 2018, Conduzida por Paulo Barbosa. São Paulo-SP, seguida de Seminário Regular. https://ims.com.br/2018/07/26/119089/

Visita Técnica Histórias Afro-Atlanticas no Instituto Tomie Ohtake . Visita técnica realizada em 23 de agosto de 2018. São Paulo-SP.

Visita Técnica Histórias Afro-Atlanticas MASP . Visita técnica realizada em 13 de setembro de 2018, conduzida por Marcelo Mendes Chaves, seguida de Seminário Regular. São Paulo-SP.

Visita Técnica Mulheres Radicais arte latino-americana,1960-1985, Pinacoteca de São Paulo. Visita técnica realizada em  04 de outubro de 2018, conduzida por Anna M. A, Rahme e Amanda Saba Ruggiero, seguida de Seminário Regular. São Paulo-SP.

Seminário Regular Giorgio Agamben: “O que é um dispositivo?” Realizado na FAU-USP 18 de outubro de 2018 e conduzido por Adrienne Firmo e Márcia Gregori.

Seminário Regular Giorgio Agamben: “Infancia e História – Ensaio sobre a destruição da experiência.”Realizado na FAU-USP 8 de Novembro de 2018 e conduzido por Angela Rocha e Regina Lara.