Skip to primary content

GMP

Laboratório de Pesquisa da FAU-USP relacionado a museu, patrimônio, arte e cidade

Main menu

  • Histórico
  • Membros 2024
  • Estudos
    • Ensaio
    • Síntese dos Trabalhos para Titulação
    • Artigo
    • Laboratório
      • 2015/2016
      • 2017
      • 2018
      • 2019
      • 2020
  • Revista ARA
    • ARA Pyau. 17. Outono+Inverno2025 – Fascículo 1 e 2
    • ARA 16 – YMÃ – O presente é todo o passado e todo o futuro v. 16 n. 16 (2024):
    • ARA15 PYAU – Memória e representação do passado recente
    • ARA 14 YMÃ […] Brilhar um brilho eterno. Gente é para brilhar […] outono+inverno 2023
    • ARA 13 PYAU . Tensão e Contensão . Primavera+Verão 2022
    • ARA 12 YMÃ . Artes: outros modos de produção e recepção? Outono + Inverno 2022
    • Revista ARA 11 PYAU • Outro ato. Em direção ao caminho inverso primavera + verão 2021
    • Revista ARA YMÃ 10 • Experiência Sintoma Fresta OUTONO+INVERNO 2021
    • Revista ARA PYAU 9 • Imagem Deslocamento Primavera+Verão 2020
    • Revista ARA YMÃ 8 Imagem Deslocamento Outono+Inverno 2020
    • ARA PYAU 7 • Horizontes Extremos: Desafios ou Fronteiras
    • ARA 6 Ymã • Curadoria, Argumento, Fricção
    • ARA 5 Pyau • Configurações: entre limites e indeterminação
    • ARA 4 YMÃ • Espaços em Movimento
    • ARA 3 Pyau • (IN)VISÍVEL
    • ARA 2 Ymã • TEMPO E MEMÓRIA
    • ARA 1 Pyau • OBJETO
  • Boletim
  • Estante
  • Contato
  • GMP

ARA 2 Ymã • TEMPO E MEMÓRIA

ARA
Número 2 • Outono+Inverno 2017 (edição completa – impressão frente e verso formato A4)

Capa

Expediente+Sumário

Editorial • 5-8
Ciça França Lourenço

Apresentação • 11-14
Ciça França Lourenço
Anna Maria A. K. Rahme

Entre restos e rastros: a história aberta e seus recomeços. Notas a partir de Benjamin e Didi-Huberman • 17-36
Iaci D’Assunção Santos

A construção da memória como um palimpsesto • 39-58
Carolina Vigna Prado
Pedro Taam

Quem guarda sempre tem algo para revelar • 61-82
Helio Herbst

Empanadas com caipirinha, por que não • 85-104
Susana Valansi

Desde os tempos da baronesa: o complexo cultural Funarte SP como um lugar de memória • 107-131
Maria Ester Lopes Moreira
Sharine Machado Cabral Melo

O conceito de ruína e o dilema da conservação em arte contemporânea • 133-157
Mário Anacleto de Sousa Júnior

Metamorfose do espaço: ação em preexistência e questionamento como premissa de projeto • 159-178
Nathalia Valença Duran

4ª Capa

Proudly powered by WordPress