Márcia Sandoval Gregori
Dissertação apresentada junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre (2002).
Resumo
O propósito dessa pesquisa é estudar as representações propostas pela visualidade dos catálogos e cartazes das sete primeiras Bienais
de São Paulo. Realizadas entre 1951 e 1963, estas edições do evento marcam uma época importante na vida cultural do Brasil, em que o país busca,
além do desenvolvimento e do aumento do público internos, o reconhecimento internacional. Neste estudo, cartazes e catálogos são tratados com estatuto de obra de arte e são verificadas suas relações com o momento histórico, com os movimentos artísticos, que lhe servem de referência, e com outras publicações de mesma natureza. O objetivo é investigar como a visualidade das obras estudadas, composta a partir de tipografia, cores e formas constitui uma visibilidade – resultado de uma ação criativa e interpretativa – que reitera uma representação de país e de cultura irradiada por São Paulo a partir da apropriação
de modelos internacionais.
Abstract
This research aims to study the representations set by the catalogues and posters of the first seven Bienal de São Paulo. Taking place between 1951 and 1963 these seven exhibitions mark a very important era in brazilian cultural life. A time when the country searches international recognizement besides development and internal public increasing. Catalogues and posters are considered on the level of works of art and their relation with the historical time, referential artistic movements and other similar publications is verified. The objective is to investigate how the visuality of these works, composed from typography, colours and forms, constitutes a visibility. Resulting from a creative and interpretative action that visibility reiterates a representation of country and culture that São Paulo irradiates since the appropriation of international models.