Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira

Síntese Doutorado

Joana Tuttoilmondo

Análise dos processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e das condições dessa prática na atual configuração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, a pesquisa examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos anos 1990 e 2000. A partir do diagnóstico da situação dos museus brasileiros no que se refere à incorporação da produção artística das últimas duas décadas, procura-se discutir as características do campo sociocultural da arte, os desafios que os museus enfrentam e as implicações de sua prática colecionista sobre a constituição da memória das artes visuais recentes do país e sobre a construção da história da arte. O estudo procura contribuir para o entendimento dos processos de formação de valor e legitimação na arte contemporânea a partir do exame das dinâmicas de institucionalização da produção recente.