Imagens femininas em memória à vida: a escultura nos cemitérios da Consolação, Araçá e São Paulo, de 1900 a 1950

anna

Síntese Mestrado

Anna Maria Rahme

O estudo das esculturas memoriais, desenvolvido sob orientação da Profa. Dra. Maria Cecília França Lourenço, conduziu à análise simbólica, inerente ao discurso composto por inúmeros temas e tipos, por cujos significados é possível conhecer a mentalidade da sociedade paulistana, de fins do século XIX e início do XX, reiterando a inclusão dos espaços cemiteriais nos “lugares da memória”. A iconografia tumular, pesquisada nos cemitérios da Consolação, Araçá e São Paulo, revelou a recorrência da imagem feminina em múltiplas manifestações, originando o interesse no aprofundamento e análise dessas representações associadas às emoções próprias do ritual ao qual se destinam.