Arquitetura e Casa-Museu: conexões

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Paulo Barbosa

Dissertação apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre em Arquitetura

Área de concentração: Projeto Espaço e Cultura (PEC)

Orientadora: Profª Drª Maria Cecília França Lourenço

São Paulo – novembro 2013

RESUMO

Esta dissertação debate algumas das contribuições do arquiteto à construção do pensamento sobre a casa-museu, ao considerar o edifício como acervo nesse tipo de instituição museal, operando como mediador entre a coleção num sentido ampliado, que poderia conter ângulos diversos na biografia, mesclados por visões entre público versus privado, dados emulados do ambiente doméstico, usos e adaptações ocorridos na residência, seu entorno e por sua localização na cidade. Assim, a atuação colaboraria para conectar memórias individuais àquelas coletivas de distintas comunidades, operar na tensão entre museu e monumento, ao lado de potencializar a relação entre a casa-museu e a cidade; igualmente, a formação, a prática e a frequentação de museus se direcionariam para qualificar a relação entre o museu e diferentes segmentos de receptores, voltando-se às demandas técnicas e operacionais dessas instituições.

Palavras-chave: museus, arquitetura, memória, recepção.

ABSTRACT

This thesis analyze some of the architect’s contributions to the house-museum concept construction. It considers the building as an asset in this type of museum institution that operates as a mediator between the collection — in an amplified sense – that could hold diversified points of view from the biography, mixed with perspectives of ‘public’ versus ‘private’, as well as data from the domestic environment, the uses and adaptations done in the house, its surroundings and its location in the city. Thus, the architect’s activity would serve to connect individual to collective memories of various communities. It would also operate in the tension between museum and monument, intensifying the relationship between the house-museum and the city; it would equally enhance the creation, practice and attendance to museums, acting as means to qualify the relation between the museum and different types of recipients, serving the technical and operational demands of these institutions.

Key words: museum, architecture, memory, reception