7o Seminário Moda Documenta & 4o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda

29, 30, 31 de maio de 2017 | São Paulo

www.modadocumenta.com.br

O Seminário Moda Documenta e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda são eventos de caráter técnico-científico e integram as ações educativas do Museu da Indumentária e da Moda, o MIMo. Os dois eventos ocorrem simultaneamente e são chamados de Moda Documenta. Com periodicidade anual, acontecem sempre durante o mês de maio e suas programações integram a Semana de Museus ¹.

O Moda Documenta objetiva propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos e digitais. Busca promover reflexões que privilegiem os aspectos relativos à memória, à cultura material, à museologia e à moda, sobretudo, volta-se à reflexão dos modos de vestir em suas múltiplas perspectivas e possibilidades analíticas, considerando que o vestir abrange o fazer, o saber, o ser, o estar, o sacralizar e o descartar. Tais campos são enfocados em suas diferentes propostas de registro, catalogação, sistematização, análise e disseminação do conhecimento em Museus e Museologia, História, Antropologia, Design, Moda e áreas afins.

O evento contempla mesas redondas, conferências, palestras e reúne os grupos de trabalhos (artigos) e sessão técnica (painéis digitais). Nelas, são apresentadas pesquisas realizadas em pós-graduação, de professoras e professores ou, ainda, de  profissionais de galerias de artes, bibliotecas, tecitecas, instituições museológicas ou arquivísticas.

O Seminário Moda Documenta foi idealizado por Kathia Castilho e Márcia Merlo no início de 2011, quando as pesquisadoras trabalhavam na criação do MIMo – Museu da Indumentária e da Moda. Como evento sistemático e frequente, o Seminário se apresenta como um fórum permanente de pesquisa, sobretudo no momento em que se integrou a ele o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, em 2014.

O MIMo integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do IBRAM e seu  site experimental pode ser acessado pelo endereço: www.mimo.org.br

¹ A Semana de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2003 e ocorre durante  o mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio.