Maioridade do moderno em São Paulo Anos 1930/40

Operários

Síntese Doutorado

Maria Cecília França Lourenço

A arte moderna em São Paulo conseguiu se insinuar na trama pública como cultura urbana em esforço integrado inédito, porquanto reúne variados estamentos sociais, tendências, modalidades, atores e particularmente, graças à contribuição de imigrantes. As transformações advêm, além do quadro político-social, da prática de vida, firmada no bem-fazer e na dignidade do trabalho. Antigos artesãos fixados no Estado, como italianos, japoneses e espanhóis, colaboram de forma decisiva para inserir o moderno na comunidade obreira e não apenas em manifestação para poucos. O fazer moderno abrigou causas, combates e assumiu uma feição de projeto transformador para o transeunte urbanos, mais do que formular produto notável e inovador. Reuniram-se esforços a suplantar barreiras habituais para rotinização, ampliação de público e culminaram com a criação da Bienal de São Paulo, em especial a do IV Centenário, quando artes, arquitetura, teatro, dança, design, entre outros, se entrelaçam a um público distante desse conjunto notável. A tese revista foi publicada sob o título “Operários da Modernidade” em coedição entre a Editora de Humanismo, Ciência e Tecnologia (Hucitec)e a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) (1995).

Abstract

Modern art in São Paulo managed to insinuate in the plot as urban culture in integrated effort, because it brings together varied social estates pledge, trends, methods, actors and particularly thanks to the contribution of immigrants. The changes come in addition to the socio-political framework, the practice of life, grounded in the well-to-do and the dignity of work. Ancient artisans set out in State, such as Italian, Japanese and Spanish, collaborate decisively to enter the modern worker bee in the community and not just in manifestation for a few. Do modern housed causes, fighting and assumed a transformer design feature to the passerby, more than formulate innovative and remarkable product. Gathered efforts to supplant normal barriers to rotinização, expansion of public and culminated with the creation of the Bienal de São Paulo, in particular of the IV Centenary, when arts, architecture, theatre, dance, design, among others, are interwoven to a public aparted of this remarkable set. The stydy was published under the title “Operários da Modernidade” (“Workers of modernity) in Coe diction between the Publisher of Humanism, Science and Technology (Hucitec) and Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Leave a Reply

Your email address will not be published.