Revendo Almeida Júnior

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Síntese Mestrado

Maria Cecíla França Lourenço

No estudo procurou-se analisar quais questões, estéticas e soluções encontradas na obra de José Ferraz de Almeida Júnior (1850-99) que colaboraram para transformá-lo, em meio a tantos outros, no status de pintor com projeção nacional. Morreu em crime passional com processo desaparecido do Fórum de São Paulo, o que deu margem a uma série de versões sobre vida, amores e morte. Para rever essas narrativas foram lidos jornais de Itu, Rio de Janeiro e São Paulo; tomada de depoimentos, busca de cópia do Processo Crime e catalogação de obras. Logo se percebeu que havia enorme divergência também na autoria de obras, tendo sido necessário elaborar um léxico de soluções, materiais e assinaturas, partindo-se de pequenos detalhes para cotejá-los. Resultou parte desse conjunto considerado como feito pelo artista e outro descartado, mas que continua sendo comercializado. Graças ao gentil convite de Marcelo Araújo, então diretor da Pinacoteca do Estado, com a assistência de Ana Paula Nascimento, em 2007 as questões sobre o imaginário em torno do artista fundamentaram módulos expositivos e um alentado catálogo editado pela Imprensa Oficial do Estado. Atualizaram-se dados, fontes e pesquisas com a colaboração de Maia Mau e de Nascimento, que também coordenou a edição.

Abstract

The study sought to analyze which issues, aesthetic and solutions found in the work of the painter, José Ferraz de Almeida Júnior (1850-99) that collaborated to turn it, in the midst of so many others, to status with national projection. Died in crime of passion with Process disappeared from the Forum of Sao Paulo, which gave rise to a series of versions about life, love and death. To review these narratives I´ve readed newspapers of Itu, Rio de Janeiro and São Paulo; making statements, copy of the criminal proceedings and cataloging of works. Soon realized that he had huge divergence also on authorship, having been necessary to develop a lexicon of solutions, materials and signatures, leaving on small details to compare them. Resulted set considered as part of that done by the artist and other discarded, but that is still being marketed. Thanks to the kind invitation of Marcelo Araújo, then Director of the Pinacoteca do Estado, with the assistance of Ana Paula Nascimento in 2007, the imaginary questions around the artist exhibition modules and a motivated conduct out catalogue edited by the Press Officer of the State. Updated data, sources and research with the collaboration of Maia Mau and Nascimento, who also coordinated the Catalogue Edition named “Almeida Júnior: um criador de imaginários” (Almeida Júnior: an imaginary creator”).