Centenário da Independência – Monumento Cívico e Narrativa

Síntese Doutorado

Miriam Escobar

A tese de doutorado Centenário da Independência – Monumento Cívico e Narrativa, apresenta uma investigação sobre a gênese urbanística e paisagística dos monumentos que compõem o patrimônio histórico – o Museu do Ipiranga, atual Museu Paulista da USP, os jardins desenhados sobre a esplanada do Museu e o conjunto escultórico Monumento à Independência – focalizando-os através das lentes da iconologia e da memória coletiva. Documentos originais disponíveis no Museu Paulista justificam a elaboração da análise espacial e temporal dos eventos artísticos. O conjunto escultórico revela a escolha dos protagonistas representados através da estatuária alegórica e a construção da narrativa em solo paulista.