Espaços e a representação de uma nova cidade: São Paulo (1895-1929)

Síntese Doutorado

Ana Paula Nascimento

Este estudo examina as relações entre o espaço cultural da cidade de São Paulo e como membros de determinados grupos quiseram representá-la entre o fim do século XIX e os anos 1920. Dessa Maneira, levanta os possíveis equipamentos a servir de urdidura a compor determinada trama cultural: os locais em que eram realizadas as exposições artísticas, os recém-implantados Museu Paulista e Pinacoteca do Estado de São Paulo, o aparecimento das primeiras galerias e de um mercado de arte, os novos comportamentos oriundos de uma nova forma de viver, as representações feitas da urbe nas relações entre palavra e cidade, em um intricado universo de iniciativas, eventos, espaços e atores sociais, engendrando a difusão de vieses distintos sobre o ideário de metrópole moderna, cenário este alicerçado em relações múltiplas.

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br