Visita Técnica Museu de Arte Sacra exposição “Nossos artistas italianos” 21.10. 2021

O Grupo Museu Patrimônio retomou as visitas técnicas em museus e exposições em Outubro de 2021. A primeira visita, acompanhada pela curadora e artista Ruth Sprung Tarasantchi, foi ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. A curadora da mostra coletiva “Nossos artistas italianos”, selecionou 81 trabalhos, entre pinturas e esculturas dos séculos XIX e XX, assinados por 21 artistas italianos, muitos deles exibidos pela primeira vez ao público. A parceria com a Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo – SOCIARTE, amplia ao público a oportunidade de conhecer obras de italianos que desembarcaram no Brasil ao final do século XIX,  em telas que exploram desde cenas do cotidiano a paisagens da cidade de São Paulo, em contextos, técnicas e imagens de relevância histórica e artística. Além de belas telas e esculturas, a exposição apresenta uma escala muito apropriada para o espaço e uma expografia que merece realce, por meio de disposição oitocentista. A organização por artistas, cujos nomes estão dispostos em evidência e legível nas paredes, organiza a coletiva, aferindo a importância e realçando a presença das particularidades temáticas e técnicas de cada indivíduo. Os agrupamentos das telas nas paredes, permite ao olhar passear pelas diferenças e similitudes das pinceladas, em tons, texturas e formas variadas, muitas vezes permitindo associações entre outros impressionistas, expressionistas e demais participantes dos movimentos transversais aos núcleos historiográficos rígidos e estanques. As esculturas de Victor Brecheret estão posicionadas em suportes ao centro da sala, e em aberturas preexistentes nas espessas paredes de taipa do museu. Uma mostra desenhada para o espaço, em escala e proporções, em quantidade de obras e profundo diálogo com o edifício histórico. O Grupo Museu patrimônio assim, retoma com vigor atenção aos espaços institucionais e expositivos, em visitas técnicas de estudos teóricos e práticos de um campo disciplinar em plena expansão e transformação.